CEO é um termo do inglês que significa Chief Executive Office, ou Diretor Executivo em português. O cargo é considerado uma das posições mais altas e desejadas da hierarquia profissional.
O cargo de CEO é um dos mais importantes nas organizações privadas e de capital aberto, mas como alguém é escolhido para esta função?
E qual o papel de um Diretor Executivo no dia a dia da empresa? É possível se tornar CEO?
Olha, isso vai depender muitas vezes do porte da organização e como ela é estruturada, mas uma coisa é fato, o responsável pelo cargo tomará constantemente decisões relacionada a gestão do negócio.
No decorrer do artigo você encontrará todas estas respostas e alguns pontos adicionais, vamos lá!
O que significa Chief Executive Officer (CEO)?
Como comentado anteriormente, Chief Executive Officer é um termos derivado do inglês que significa Diretor Executivo ou Diretor-Geral.
Geralmente, é um profissional do nível sênior que ocupa o cargo de gerenciar decisões estratégicas de curto e longo prazo da empresa.
Mesmo sendo o cargo mais alto dentro da hierarquia de uma empresa, nem todo negócio possui um CEO direcionado especificamente para decisões estratégicas. Muitas vezes, o cargo é substituído por um Diretor-Geral.
Por outro lado, empresas de grande porte e já estruturadas, requerem alguém com habilidades e competências direcionadas para a liderança.
Alguém que ocupa o cargo de CEO, deve ter obrigatoriamente uma visão ampla do negócio de ponta a ponta. Estar pronto para responder qualquer dúvida que seja sobre a empresa e quais os planos futuros… Vamos ver de forma detalhada logo a seguir:
Quais as funções de um Diretor Executivo?
Embora já comentado anteriormente, a tomada de decisões estratégicas é apenas uma das funções que um CEO deve realizar.
Além dela, o cargo de CEO demonstra-se extremamente necessário quando o assunto é alcançar metas e moldar o destino da empresa no longo prazo.
Por outro lado, os diretores executivos muitas vezes também são a personificação pública da empresa. Ou você consegue imaginar o Facebook sem Mark Zuckerberg? A Tesla sem Elon Musk?
O profissional que ocupa o cargo de CEO, precisa se comunicar bem, afinal, ele é o porta-voz da organização para os clientes e investidores. Além disso, ele deve, acima de tudo, acreditar e entender a empresa.
Já quando o assunto é tomar o risco para si, os diretores executivos muitas vezes são os responsáveis pelo papel de analisar e avaliar riscos para ações futuras do negócio. Desde entrada de novos mercados, alocações de recursos, aquisições, cortes…
Como um CEO é escolhido?
A decisão de um profissional para ocupar este cargo está relacionada com os pontos comentados anteriormente e principalmente ao estado atual do negócio.
Empresas privadas e de capital fechado, muitas vezes, contam com sócios fundadores no cargo principal da organização.
Porém, empresas listadas em bolsas, a decisão é um pouco diferente. Afinal, quando uma organização abre seu capital, os acionistas são representados pelo conselho administrativo.
Por fim, este grupo é formado por pessoas internas e externas do negócio e elas que escolher quem ocupará o cargo de CEO.
Conclusão
Como você leu, assumir riscos e estar disposto a ser o porta-voz da empresa é um dos requisitos para quem busca liderar uma empresa. Além de conhecer cada ponta do negócio e acima de tudo, é necessário que o CEO acredite no potencial da organização.
Para isso, é fundamental manter todas as informações organizadas e prontas para quando a necessidade surgir. Afinal, são dados e intuições que baseia a tomada de decisões estratégicas de uma organização.
Quer saber mais sobre? Clique aqui e garanta 7 dias grátis para organizar a gestão do seu negócio!