Setor comercial: O que é e o que faz em uma empresa? 

O setor comercial de uma empresa é o coração da conexão entre o negócio e os clientes. Saiba tudo sobre ele e como funciona neste artigo!
Ilustração e pessoas em um setor comercial

O que uma empresa pode buscar além do lucro? Um dos maiores desafios na administração de negócio é conquistar novas fatias de mercado através do crescimento sustentável, e isso está totalmente ligado com o setor comercial. 

O setor comercial é o coração da conexão entre a empresa e os clientes. É ali que as vendas acontecem e que a receita cresce, permitindo novos investimentos. 

No decorrer deste artigo, vamos ver de forma detalhada o que é um setor comercial em uma empresa consolidada, qual sua composição e porque toda empresa deveria voltar seus olhares para este setor… 

O que é o setor comercial em uma empresa? 

Independente do porte da empresa, seja ela pequena ou grande, ambas precisam de um setor comercial para alcançar o mercado consumidor. Não existe negócio lucrativo sem comercial e vendas. 

Quando bem estruturado e organizado, o setor comercial pode aumentar as vendas, incentivar relacionamentos de longo prazo com clientes e estimular o crescimento saudável do negócio. 

Porém, um comercial desorganizado e sem compromisso, pode atrasar e muito a geração de resultados da empresa, além de desperdiçar muito dinheiro com profissionais pouco capacitados ou estratégias equivocadas. 

Por conta disso, é muito importante manter a organização da equipe de vendedores e também dos dados. 

Afinal, hoje com a internet, informações são como o combustível de um carro. Se você não monitora e controla os dados, é como dirigir sem olhar o painel, você nunca sabe quando vai ficar sem gasolina e acabar parado no meio do caminho. 

Quais as funções de um setor comercial? 

Diferente do que a grande maioria imagina, um setor comercial bem estruturado vai muito além do que apenas vender e aumentar receita. 

A ideia central, gira em torno de gerar vendas para empresa, mas poder ir muito além. Vendedores, gestores, analistas, são responsáveis muitas vezes pela prospecção de novos leads, análise de indicadores estratégicos e parcerias. 

Além disso, os vendedores realizam diariamente follow-ups para acompanhar a jornada do cliente, garantindo que cada etapa seja bem monitorada e que nenhuma oportunidade seja perdida pelo caminho. 

Reforçando, mais uma vez, é essencial que o setor comercial seja bem estruturado e gerenciado por bons gestores e diretores. Além de incentivarem o uso da tecnologia para otimização de tarefas manuais e reduzires erros operacionais. 

Qual a estrutura base de um setor comercial? 

Nesta parte, vai depender muito do porte da sua empresa. Negócios recentes não possuem capital e demanda para montar uma equipe comercial completa, mas isso não significa que não podem ter um setor comercial eficiente. 

Mesmo com uma estrutura enxuta, é possível criar estratégias e processos que gerem resultados sólidos. 

Por outro lado, empresas consolidadas e com capital disponível, podem contar com um time completo de pré-venda, venda e pós-venda. 

Montar um setor comercial eficiente exige a combinação de profissionais de diferentes áreas. Afinal, grandes resultados surgem quando pessoas com diversas linhas de pensamento trabalham juntas, compartilhando suas perspectivas. 

Treinamentos contínuos são essenciais para melhorar as habilidades específicas, enquanto métricas e KPIs guiam o trabalho da equipe.  

Esse é o papel fundamental dos líderes e diretores, formar e capacitar suas equipes. Oferecendo a autonomia para elas criarem suas próprias soluções. 

Como um CRM pode impulsionar os resultados? 

Se você chegou até aqui, já entendeu que é essencial manter a organização da equipe e de todos os processos em um setor comercial. E nos dias atuais, é essencial utilizar um sistema de CRM de vendas para acompanhar leads, automatizar a geração de documentos e análise de dados. 

Com um CRM eficiente, as equipes comerciais podem enviar propostas comerciais em poucos cliques, já com assinatura eletrônica, gerenciar múltiplos funis de vendas entre diferentes departamentos, agendar acompanhamentos, identificar padrões de comportamento…

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