Saiba o que é gestão integrada, como implantar e entenda como uma só plataforma é capaz de transformar todos os processos de sua empresa.
Empresas com setores independentes, com objetivos diferentes, parecem lutar por metas individuais.
E isso, convenhamos, não faz o menor sentido quando se quer alcançar um melhor desempenho organizacional, ganhar vantagem competitiva e proporcionar maior satisfação aos clientes.
Mas a verdade é que essa gestão descentralizada é muito comum no mercado, já que nem sempre é fácil tornar a empresa integrada.
Além disso, existem muitas dificuldades em encontrar um ERP que atenda todas as particularidades de uma empresa.
E quanto mais complexa uma organização, maior a necessidade de centralizar os processos e as decisões sem que os setores percam sua autonomia.
Por isso, neste post vamos te mostrar como colocar a gestão integrada em prática e quais as melhores plataformas para isso.
O que é gestão integrada?
A gestão integrada é uma forma de gerir uma empresa com base em processos e objetivos unificados. Diferentes setores atendem a uma administração conjunta, em prol das mesmas estratégias.
Ao concentrar as diversas áreas em uma visão integrada, o negócio se torna muito mais eficiente, com uma comunicação mais fluida e com menos impasses no dia a dia.
O resultado é um serviço ou produto de maior qualidade ao cliente e públicos mais satisfeitos, de forma geral. No longo prazo, toda a cadeia operacional do negócio será aprimorada.
Como implantar a gestão integrada ERP?
Para que a gestão integrada seja colocada em prática, é preciso que se crie uma cultura organizacional concisa, em torno dos mesmos objetivos, de preferência segmentada em processos.
Um planejamento estratégico é fundamental, para se fazer um diagnóstico da situação atual da empresa e de onde se quer chegar.
Ou seja, estabelecer metas globais e envolver os funcionários de todas as áreas a exercer suas funções e executar os processos com base nesses objetivos.
Para isso, é preciso implantar um sistema de gestão ERP que integre os processos de negócio, de ponta a ponta. Uma plataforma digital pode tornar os processos automatizados, trabalhando de forma integrada.
Como uma única plataforma pode integrar todos os processos de negócio?
Mas qual o tipo de plataforma ideal para o seu negócio? Aqui é importante entender quais são os seus processos e qual software corporativo é capaz de suprir essas demandas.
Uma plataforma digital ERP corporativa é capaz de concentrar, em um mesmo sistema, soluções de CRM, Financeiro, Projetos, Help Desk, BPM, ECM, R&S e outras.
Com isso, processos financeiros, de estoque, marketing, administrativos, RH, vendas e outros podem ser visualizados, executados e transformados pela mesma plataforma.
- Isso facilita a comunicação entre áreas – já que todas têm acesso aos mesmos processos.
- Organiza a rotina de cada funcionário, atribuindo as responsabilidades e metas de cada um a cada processo.
- Permite padronizar as entregas.
- Tornar os dados mais confiáveis e seguros.
- E aprimorar o atendimento a clientes.
Imagine, por exemplo, a combinação de um ERP e Analytics integrados. Permitindo processar os dados contidos nesses conteúdos e analisá-los de forma inteligente.
Os insights retirados dessa análise servem como base para a tomada de decisões, tornando a empresa mais eficiente e focada em seus objetivos.
Quais são os benefícios de uma plataforma Gestão Integrada Cloud?
A plataforma de Gestão Unificada Cloud funciona totalmente na nuvem, isto é, fica disponibilizada em ambiente online, com atualização em tempo real.
Nem sempre é fácil encontrar uma plataforma pronta que atenda às necessidades particulares do negócio.
Por isso, é interessante contar com uma plataforma de Gestão que esteja aberta a adaptar certas funcionalidades para o seu negócio, que seja moderna para ter modelos predefinidos mais fáceis de programar.
Quais os benefícios disso? Veja abaixo:
Eliminação de tarefas repetitivas
Com informações centralizadas, a necessidade de atualizar manualmente setores por meio de e-mails ou até levando as informações é eliminada.
Todos têm acesso às mesmas informações pelo sistema. Isso também reduz o retrabalho, já que a automação pode impedir que uma tarefa já concluída seja repetida.
Segurança e confiabilidade
Os processos automatizados ficam inseridos em ambiente online e seguro, onde é possível checar a confiabilidade das informações.
Redução de custos
A gestão integrada permite eliminar burocracias internas, prevenir falhas e reduzir o tempo necessário para cumprimento de tarefas. Tudo isso acaba minimizando os custos operacionais.
Padronização e otimização de processos
Por meio de um sistema ERP único, é possível estabelecer padrões aos processos e atuar sobre eles para otimizá-los. Toda a equipe estará voltada à melhoria contínua.
Transparência dos processos
Por meio de um sistema Gestão Integrada ERP todos os processos realizados pelos colaboradores ficam documentados em um único local, o que os torna mais transparentes além de facilitar a manutenção, armazenamento e busca de informações.
Aumento da produtividade
Toda essa melhora de eficiência torna a empresa mais produtiva, com menos etapas desnecessárias e desperdício de tempo.
Cada funcionário tem consciência do seu papel e de suas metas, tornando-se mais engajado no todo.
Aumento da competitividade
Com todos os benefícios citados antes relacionados a melhora na produtividade, transparência, otimização dos processos, redução dos custos geram uma maior competitividade pela empresa, pois podem ser tomadas decisões mais estratégicas.
Leia também: Gestão de Compras: Qual a importância para a empresa?
Como implantar um sistema de Gestão Integrada?
Identifique suas necessidades
É necessário primeiro realizar uma análise para levantar quais pontos da sua empresa seriam mais beneficiados com um sistema de gestão integrada ERP.
A partir desse levantamento, da análise de gargalos e demandas podemos verificar por qual processo deve-se começar.
Escolha um sistema de qualidade
Existem muitos sistemas disponíveis no mercado, mas é necessário realizar uma análise criteriosa para verificar se o sistema se adequa a sua demanda.
Capacite seus colaboradores
Realize treinamentos com os colaboradores para que eles possam entender o sistema e reconhecer recursos disponíveis.
Monitore resultados e mantenha o sistema funcional
É necessário realizar o acompanhamento das ações no sistema para verificar as melhorias com sua implantação.
Não adianta implementar um sistema como esse e não monitorar como anda sua empresa pós-implantação.
A partir dos pontos de melhoria levantados, os mesmos serão implementados e monitorados para verificar sua eficiência.
Conheça o Big Boss Cloud!
Mas, afinal, existe um sistema de Gestão Integrada em Cloud, com todas as funcionalidades que preciso para minha empresa?
O BIG Boss Cloud é justamente uma plataforma corporativa completa que concentra todos os departamentos de sua empresa, proporcionando agilidade, encontro de informações para uma gestão totalmente integrada.
No software, seus processos mapeados ficam automatizados, com foco em otimizar os resultados e aprimorar a qualidade das suas entregas.
Você consegue, ao mesmo tempo, cuidar do relacionamento com seu cliente, analisar os dados em tempo real, emitir relatórios visuais e padronizar seus processos, dentre outras funcionalidades.
Com isso, a gestão tem uma visão global dos processos e consegue identificar oportunidades de melhoria, reduzir falhas operacionais, desperdícios e custos.
Tudo isso, embasado em dados expostos em gráficos para apoiar a tomada de decisão.
Quer conhecer mais sobre a plataforma? Veja agora tudo sobre o Big Boss Cloud e como funciona.