SaaS: O que é Software como Serviço

Veja o que é um Software como Serviço (SaaS) e como ele vem mudando a forma como diferentes empresas fazem negócios...
SaaS representação fictícia

Uma pesquisa recente entrevistou 554 empresas com vários níveis de SaaS implantados e examinou a relação entre os diferentes níveis de adoção de SaaS relacionando a agilidade dos negócios.

A pesquisa descobriu que quanto mais SaaS na organização, melhor a agilidade.

A agilidade foi medida perguntando aos entrevistados se o SaaS os ajudou a tomar decisões mais rapidamente e se o SaaS os ajudou a reagir mais rapidamente à pressão do mercado.

A agilidade contribuiu para maiores receitas, menores custos e maior produtividade. Mas por quê?

O estudo de caso demonstrou que o uso de software como serviço na empresa permitiu que os gerentes entendessem as ações competitivas mais rapidamente.

Os gerentes podem obter seus próprios relatórios de qualquer lugar, usando uma única fonte de dados corporativos armazenados na nuvem.

Além de poder obter informações necessárias para tomar decisões, chega de enviar planilhas por e-mail de uma camada de gerenciamento para a próxima…

Big Boss CRM

Que tal desenvolver seu próprio aplicativo SaaS?

Aí você seria o dono e não teria que pagar as mensalidades, bom demais né?

Muitas empresas possuem uma visão de longo prazo que possuir suas próprias tecnologias pode ser um diferencial estratégico perante a concorrência.

Por mais que um aplicativo demore 6 meses ou até mesmo 5 anos para ser desenvolvido, quando ele é seu, você pode customizar de forma que atenda perfeitamente as suas necessidade.

Além de possibilitar o acesso a todo momento e em qualquer lugar.

E tem mais, algumas empresas vão além e começam a vender seu sistema SaaS para otimizar a gestão de algum serviço para outros negócios.

Que tal um exemplo real de SaaS?

Trabalhei com uma fabricante de carros que usou um software de serviços SaaS em uma divisão por vários anos.

Um dia, o gerente de marketing dessa divisão percebeu que estava perdendo negócios, mas não sabia por quê.

Ele pediu ajuda para a equipe de TI, que disse que poderia criar um aplicativo para descobrir o problema. Só que isso ia levar cerca de um ano e custar mais de 100 mil dólares.

O gerente não tinha tempo nem dinheiro para isso.

Então, ele foi falar com a pessoa responsável pelo sistema SaaS e perguntou se ela tinha alguma ideia.

Ela colocou algumas perguntas no perfil dos vendedores e, nas semanas seguintes, os representantes de vendas perguntaram aos clientes o que estava acontecendo e registraram as respostas no sistema.

O gerente de marketing acessou os relatórios em tempo real e, na terceira semana, descobriu que um concorrente tinha lançado uma grande campanha contra o negócio mais lucrativo deles.

Com essa informação, eles iniciaram uma contra-estratégia e conseguiram resolver o problema a tempo.

Agora, imagine se ele tivesse esperado a TI construir o aplicativo. Quantos clientes eles teriam perdido? Quantos clientes você está perdendo enquanto espera?

Help desk: Planilha de prospeção

Como o SaaS pode agilizar a segurança nos negócios?

Agilidade significa fluidez, para ser rápido você precisa ter as informações certas no momento certo. E o SaaS permite aplicativos continuamente atualizados que atendem as necessidades do mercado.

Mas e a segurança?

A pesquisa mencionada analisou vários obstáculos, incluindo a segurança.

Embora a segurança fosse o maior risco apontado nas primeiras pesquisas (2008 – 2014), com o tempo, o SaaS e a segurança se tornaram uma vantagem.

Os pesquisadores perceberam que as empresas de SaaS enfrentavam riscos muito maiores se a segurança falhasse, então, tomaram medidas significativas para garantir que seu software fosse seguro para os clientes.

Em contrapartida, foi observado que empresas que não são de tecnologia teriam muita dificuldade em lidar com os desafios constantes de manter uma infraestrutura segura contra hackers.

Você acha que sua equipe tem as habilidades necessárias para enfrentar as ameaças cibernéticas de hoje? Eu não arriscaria meu negócio nisso.

Concentre-se na competência essencial do seu negócio

Por último, precisamos valorizar a competência central do nosso negócio e do nosso pessoal.

Onde estamos gastando dinheiro para contratar as melhores pessoas?

E onde estamos economizando, esperando que dê certo?

Seja honesto. Pesquisas mostraram que os salários de TI em empresas que não são de tecnologia são muito mais baixos do que nas empresas de tecnologia, às vezes até uma fração.

Então, os talentos de TI vão para onde está o dinheiro, e não dá para culpá-los por isso.

Concentre-se no que você faz de melhor, torne seu negócio excelente e deixe o trabalho não essencial para empresas que fazem disso a sua especialidade.

Este é um momento único para fazer bons negócios!

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