O que são indicadores, pra que servem e quais os principais tipos 

Indicadores são formados por métricas combinadas dentro do fluxo de trabalho, que ajudam a direcionar a tomada de decisões!
Ilustração de indicadores em uma foto

No ambiente profissional que estamos inseridos hoje, onde milhares de novas informações chegam por segundo, é necessário contar com indicadores que facilitem a compreensão de tantas informações.

Decisões precisam ser tomadas constantemente em toda e qualquer empresa. E para isso, é indispensável a compreensão de dados, muitos dados!

Indicadores nada mais são do que um conjunto de métricas combinadas que auxiliam nas decisões estratégicas de um negócio, processo ou campanha…

Pensando em esclarecer este termo, suas funcionalidades e quais os principais tipos presentes no mercado atual. Elaboramos este artigo com todas as informações necessárias para você monitorar resultados e aprimorar a gestão do seu negócio.

Entenda de uma vez por todas qual a diferença entre métricas e indicadores e alguns outros pontos, vamos lá!

O que são indicadores?

Antes de explicar o que de fato são indicadores, preciso que você entenda a diferença entre eles e métricas.

Você provavelmente faz o acompanhamento do custo por lead de determinada campanha, certo?

Este é um exemplo muito comum de métricas, porém esta informação não ajuda de forma direta a entender o contexto de determinada ação.

Para isso é necessário, criar um conjunto de métricas combinas, mais conhecido como indicadores. Estes, sim, contribuem para uma visão mais ampla de determinado projeto.

Enquanto métricas são dados brutos e simples, indicadores permitem um aprofundamento na análise analítica.

Indicadores, por exemplo, podem contribuir para guiar um projeto a determinado ICP. São múltiplas funcionalidades e vamos ver elas logo a seguir.

Qual a função deles em uma empresa?

Como já comentado anteriormente, indicadores contribuem para facilitar a tomada de decisões.

Imagine uma bússola, ela ajuda a encontrar a direção certa, certo? Da mesma forma, os indicadores orientam a tomada de decisões e avaliam a desempenho de uma empresa.

Podem ser utilizados para medir o sucesso de diferentes aspectos de uma única empresa. Sejam eles operacionais, financeiros ou de qualidade.

Além disso, muitos deles possibilitam o acompanhamento em tempo real de processos e resultados. Como em indústrias ou operações comerciais, por exemplo.

Por fim, indicadores contribuem para a otimização de recursos, seja em termos financeiros ou na gestão do tempo e esforço dos funcionários. Além de contribuir para a avaliação de riscos, melhoria contínua e estabelecimento de metas.

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Como avaliar o desempenho?

Um trocadilho simples pode ajudar a avaliar se um determinado indicador está realmente contribuindo para os pontos mencionados anteriormente.

Se dividirmos a palavra “indicador” em duas partes: “indica” e “dor”, podemos questionar se ele está revelando alguma dor ou problema do negócio.

Agora se você precisa saber se o resultado do indicador e bom ou ruim, é preciso compará-lo com concorrentes do mesmo segmento ou região.

Uma busca na internet também pode contribuir para uma melhor compreensão dos dados.

4 principais tipos de indicadores

Por serem tão versáteis e atenderem a várias necessidades de análise, os indicadores são usados em diferentes áreas de negócios, desde a gestão de processos até a manutenção.

Agora, vamos ver como eles se encaixam em algumas áreas importantes!

Indicadores de desempenho (KPIs)

Se você trabalha com negócios digitais, provavelmente já sabe do que se trata. KPIs ou indicadores de desempenho são vitais para o acompanhamento de campanhas, estratégias e cações pré-definidas.

Muitas vezes, indicadores de desempenho agrupam dados como: ticket-médio, taxa de sucesso nas vendas, indicador de lucratividade, turnover… E muitos outros.

Eles ajudam a identificar pontos fortes e fracos, orientar a tomada de decisões, melhorar processos e garantir que todos estejam alinhados com as metas estabelecidas.

Indicadores de processos

Usados para avaliar como os processos da empresa estão indo, esses indicadores mostram se realmente estão trazendo valor para os clientes.

São dados que contribuem para mensurar a produtividade das demandas da equipe, o tempo que um processo leva para ser concluído desde seu início e a capacidade de uma empresa de gerar lucros.

Deforma resumida, eles contribuem para o aumento do nível de eficiência do time.

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Indicadores da qualidade

O monitoramento constante na gestão da qualidade ajuda a identificar defeitos e problemas nos produtos. Isso permite que a empresa tenha uma visão clara do que precisa melhorar.

Indicadores de eficiência, por exemplo, permitem compreender e identificar desperdícios e melhorar a produtividade dos colaboradores e a gestão de materiais.

Por outro lado, indicadores de eficácia contribuem para a melhoria da satisfação e fidelidade de clientes. Com eles, a empresa identifica os pontos fortes e fracos do produto e pode planejar ações futuras para melhorar.

Indicadores da manutenção

Indicadores de manutenção são essenciais para entender como os equipamentos estão se comportando, se os processos de manutenção são eficientes e como estão os ativos em geral.

Mostrando padrões de falhas, desgaste e onde dá pra melhorar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

São muito utilizados em indústrias para reduzir o tempo médio de falhas e de reparo. O que possibilita mensurar e identificar todo o ciclo de vida da ferramenta ou equipamento.

Conclusão

Agora que você já sabe o que são indicadores, pra que servem e quais os principais disponíveis no mercado hoje, que tal centralizar toda analise comercial em um único sistema?

O Big Boss CRM é o único software que acompanha toda a jornada do seu cliente, de ponta a ponta. Permitindo que você tome decisões estratégicas com dados e informações precisas.

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