Como o Sistema ERP pode impulsionar suas vendas em 2024

Saiba como um sistema de gestão empresarial ERP pode impulsionar suas vendas em 2024.
Ilustração de um sistema ERP

Uma boa gestão está no centro de todo case de sucesso quando falamos sobre impulsionamento de vendas em um empreendimento. 

Afinal, é a partir do emprego de técnicas eficientes de gestão que é possível avaliar todos os setores do negócio por completo, integrando suas atividades e analisando pontos fortes e fracos.

Para alcançar mais eficiência e melhores resultados de vendas em 2023, contar com um bom sistema de gestão integrado (ERP) faz toda a diferença. 

Quer aprender a usar este tipo de software para impulsionar suas vendas? Continue a leitura!

O que é um sistema ERP?

O sistema ERP é um software de gestão que possui várias funcionalidades. ERP é uma sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”, que significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

Seguindo essa ideia, o sistema tem como objetivo de oferecer meios de administrar e otimizar os recursos de um empreendimento.

Este sistema de informação garante soluções para que o planejamento dos recursos empresariais ou corporativos possa construir e interligar todos os dados e processos da organização.

Além disso, é possível construir uma base de informações sólidas e estratégicas, tanto desde as finanças, recursos humanos, vendas e marketing. Ou pela perspectiva sistêmica, que contempla a análise de sistemas de processamento de transações, ferramentas para apoio lógico de decisões, sistemas de informações de gerência, entre outras questões. 

Como usar o ERP para vendas?

Com o uso de um bom sistema ERP, você poderá dar um boost nas vendas do seu empreendimento ao trabalhar com um fator-chave: informação!

Isto porque, mesmo que você tenha grande intimidade com todo o funil de vendas do seu negócio, coletar e analisar dados de forma lógica pode ser mais complicado do que parece. Principalmente quando analisamos iniciativas que dependem de cadeias descentralizadas, que buscam atender a públicos diferentes.

Afinal, são muitas informações que precisam ser coletadas e cruzadas para que avaliações substanciais possam ser produzidas.

Nessa ideia, o sistema ERP é um grande aliado para a otimização do controle de todas as fases do processo de vendas, desde a geração dos contatos de clientes em potencial até a fase de cobrança.

Veja as principais funcionalidades do software:

  • Controle financeiro
  • Emissão de boletos
  • Gestão comercial
  • Controle e emissão de documentos fiscais
  • Faturamento
  • Controle de estoque
  • Análise e controle de compras e vendas
  • Contratos
  • Envios de orçamentos

Ter acesso, controle e compreensão analítica sobre tais dados é essencial para assegurar boas vendas, já que, com a integração das informações, é possível gerenciar os recursos e estratégias de vendas com mais facilidade.

Além disso, também será possível criar uma avaliação do histórico de cada lead, ou seja, de cada consumidor em potencial, entendendo suas tendências de compras e preferências.

Assim, é possível compartilhar as informações com toda a equipe comercial para construir ações e discursos de vendas mais eficientes, com base nas informações observadas.

De uma forma geral, o ERP melhora a capacidade de prospecção, relacionamento com clientes e rentabilidade das empresas.

Confira 5 vantagens do sistema ERP para a área de vendas

Atestar retorno positivo dos investimentos por meio de relatórios 

Com o apoio de um sistema ERP completo será possível ter acesso a relatórios detalhados, que apontam dados-chave, como:

  • Gastos da empresa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa.

Por meio dessas informações será possível mensurar com precisão o índice de ROI – Retorno sobre o Investimento, em relação às estratégias e campanhas de marketing colocadas em ação.

Desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes

Com o emprego adequado do sistema ERP, organizar as informações dos clientes fica muito mais simples, o que assegura a tomada de decisões mais estratégicas para atingir o público positivamente.

Ao acompanhar cada etapa das negociações e oportunidades da sua equipe de vendas, por exemplo, será possível construir múltiplos funis e ir ao encontro de etapas que façam sentido para o seu empreendimento.

Além disso, diante da possibilidade de filtrar seus contatos com base nos critérios identificados, é possível criar campanhas segmentadas para atingir diferentes targets dentro do seu público-alvo de forma personalizada.

Por exemplo: você pode notar que para uma faixa etária mais velha do seu público, apostar em bons conteúdos para suas newsletters pode ser uma boa estratégia de comunicação, enquanto para públicos mais jovens, posts em redes sociais como Instagram e TikTok podem trazem resultados mais positivos.

Segurança das informações

Questão cada vez mais crucial em tempos de crimes virtuais, cuidar da segurança dos dados empresariais é algo indispensável.

Além disso, com o sistema ERP é possível ter a garantia de proteção, assegurada pela centralização das informações em um único repositório, o que facilita o trabalho da equipe técnica responsável pela administração de tais informações.

Também vale ressaltar que a maioria dos sistemas ERP está conectado a um serviço de nuvem, com backup contínuo e criptografia.

Aqui cabe ressaltar a importância de atuar em acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

A legislação regulamenta o tratamento de dados pessoais de clientes e aponta como tais informações, por vezes sensíveis, devem ser tratadas, dando destaque para o respeito ao consentimento do próprio consumidor detentor dos dados.

Escalabilidade

Como em qualquer empreendimento em crescimento, adaptar o modo de operação ao desempenho de vendas acaba sendo um grande desafio.

Afinal, conforme o empreendimento muda de tamanho, mais variáveis precisam ser levadas em consideração durante a construção de avaliações, manutenção das atividades de rotina e criação de novas estratégias de vendas.

Diante desse cenário, destacamos a escalabilidade que o sistema ERP entrega. Isto quer dizer que, por meio da ferramenta, é possível adaptar as funções do software para cada momento do negócio.

Redução de custos

Como em qualquer ação que entrega otimização dos processos e modernização de atividades burocráticas, reduzir custos é uma vantagem dos sistemas ERP.

Com a integração eficiente dos dados é possível reduzir as chances de enfrentar dificuldades e atrasos operacionais.

O software também evita desperdício de recursos financeiros através de análises precisas do desempenho de cada área do negócio.

Também cabe nessa conta a redução dos gastos e prejuízos decorrentes de decisões tomadas de maneira equivocada, por falta de informações e análises precisas.

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