Modelos de negócio B2B ou “Business to Business” envolvem transações entre empresas. É um termo simples, mas que engloba uma dinâmica bem mais complexa e cheia de ramificações.
Empresas que fazem negócios com outras empresas utilizam este modelo, o que é essencial para expandir seus horizontes e conquistar novos mercados.
Neste artigo vamos ver como o modelo de negócio B2B impacta empresas, vamos lá!
O que é B2B de fato?
B2B, ou do português “de empresa para empresa”, nada mais é do que um modelo de venda em que uma empresa negocia com outra, ao invés de focar no consumidor final.
Isso significa que os produtos ou serviços oferecidos não são para pessoas físicas, mas sim para outras empresas que podem utilizar em sua operação.
Por exemplo, imagine uma empresa que vende sistemas CRM. Ela vende seu software para outras empresas que irão utilizar o sistema para gerenciar vendas… e não diretamente para o consumidor.
Esse modelo é bem comum em mercados de tecnologia, serviços financeiros e industriais.
Quais empresas utilizam B2B como modelo de negócio?
Quando falamos em B2B, muitas pessoas imaginam que se trata apenas de venda de insumos em larga escala ou equipamentos pesados ou específicos.
Porém, na verdade, o mercado B2B vai muito além disso. Empresas que negociam softwares, ferramentas de marketing, consultorias, peças e tantos outros produtos ou serviços, também podem adotar o modelo de negócio B2B.
Dependendo das características da empresa, é recomendável expandir suas operações para o modelo B2B. Afinal, empresas possuem um poder de compra maior do que pessoas e consequentemente, o ticket médio tende a ser maior.
Como funciona a negociação B2B?
Além da vantagem de longos contratos, um ticket médio elevado e um fluxo de caixa mais estável e previsível. Negociações B2B são mais complexas e levam tempo para serem concluídas.
Por isso, além de um ótimo produto ou serviço, é essencial ter ferramentas que facilitem o trabalho de negociação e organização dos dados.
O Big Boss CRM, por exemplo, envolve todas as etapas comerciais de uma empresa. Desde a prospecção do lead seja via inbound ou outboud, até o pós-venda.
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Continuando, empresas que adotam o modelo de negócio B2B podem contar na maioria das vezes com uma recorrência maior na compra de produtos.
Essa, inclusive, pode ser uma vantagem competitiva, afinal, com contratos de exclusividade, é possível oferecer descontos e incentivos estratégicos.
Por que utilizar este modelo de negócio?
Negociar com outras empresas pode parecer complexo num primeiro momento, e de fato é, quando não se tem sistemas e meios que facilitam essas tarefas.
Porém, hoje já existem softwares que gerenciam múltiplos funis de venda, enviam propostas comerciais personalizadas automaticamente (com assinatura eletrônica nativa) e se integram com outros sistemas apenas em poucos cliques!
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