Agenciamento de Vendas: o que é + motivos para adotar

Você sabe o que é Agenciamento de Vendas e porque deve adotar na sua empresa?
Agenciamento de vendas

Se você trabalha no comercial, atual com serviços ou softwares e ainda não sabe o que é agenciamento de vendas, saiba que pode estar perdendo muito dinheiro e oportunidades de negócios.

Vamos ver neste artigo como esta prática pode ser útil para sua empresa na hora de aumentar os lucros e reduzir os custos.

O que é agenciamento de vendas?

O agenciamento de vendas é uma modalidade que todos os distribuidores que atuam no mercado de automação comercial (e acredite se quiser alguns fabricantes também) disponibilizam de faturamento direto para o cliente final.

Na prática, o revendedor passa o pedido para o distribuidor com os dados do cliente final e o distribuidor:

  1. Faz a Análise de crédito do cliente;
  2. Faz a separarão dos produtos;
  3. Emite a Nota Fiscal;
  4. Contrata a transportadora e garante a entrega ao cliente final.

Nessa modalidade, o revendedor de automação comercial receberá uma “comissão” sobre a venda, normalmente calculada da seguinte forma:

(Valor da Venda) – (Valor de Custo do Produto) = Comissão Bruta

Comissão Bruta – Impostos sobre margem da revenda – custos financeiros – frete = Comissão Líquida

Vamos fazer um cálculo simulado para entendimento de um produto vendido por R$2.500,00 que custa R$2.000,00

(R$2.500,00) – (R$2.000,00) = R$500,00 – Comissão Bruta

(R$500,00) – (0,18*R$500,00) = R$410,00 – Comissão Bruta menos Impostos

(R$410,00) – (R$50,00) – (R$30,00) = R$330,00

A partir disso a Revenda emite uma Nota Fiscal de Serviços no valor de 330,00 e recebe a comissão.

Importante que Emita Nota Fiscal de Serviços 

Em um primeiro momento, aqueles que estão acostumados a comprar para revender podem pensar: não vale a pena.

Mas não é bem assim.

Essa mesma operação em uma revenda que opta pelo Simples Nacional como modelo de tributação gerou, no mínimo, R$125,00 de imposto (considerando alíquota de 5% sobre R$2.500,00).

Nesse caso o lucro da operação já estaria em R$2.500,00 – R$2.000,00 (preço de custo) – R$125,00 = R$375,00.

Mas ainda há o custo do frete, do armazenamento do produto e o principal: do caixa necessário para comprar o produto, muitas vezes pagar o fornecedor e só depois vender.

Além disso, há outro fator complicado, que é a inadimplência. Caso esse cliente não pague a revenda que optou pelo agenciamento terá um prejuízo de apenas R$330,00.

Em contrapartida, a revenda que comprou para revender terá um prejuízo de R$2.000,00. Logo, o fator risco acaba pesando nesse caso.

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6 situações para se fazer vendas agenciadas 

Por esse motivo, montei uma lista de situações em que o agenciamento tende a ser mais vantajoso do que a compra e venda:

  1. Empresas de Software ou Prestação de Serviços que não possuem Inscrição Estadual. Assim podem emitir Nota de serviço apenas para resgate de comissões;
  2. Empresas que não possuem espaço físico e segurança para armazenar estoque;
  3. Empresas que compram e vendem e que estão no Simples Nacional – Recomendo agenciar tudo o que não for venda emergencial;
  4. Operações interestaduais, independente do tipo de empresa;
  5. Pedidos muito grandes que podem expor a revenda a um problema de caixa em caso de inadimplência;
  6. Venda de produtos dolarizados, sujeitos a variação cambial.

Agora, se você compra e vende, leu esse Post e se animou com a possibilidade de agenciar, tome cuidado com uma coisa importante: você precisará reduzir seu custo operacional.

Portanto, se você passar a agenciar 10% do seu faturamento total, reduza seu custo operacional em 10%. Se passar a agenciar 15%, reduza em 15 e assim sucessivamente.

Para poder controlar estes fatores e essencial que sua empresa procure no mercado um ERP que faça a gestão de vendas agenciadas, são poucos os ERP de Gerenciamento de Empresa que disponibilizam isso.

Caso contrário você poderá ter problemas de fluxo de caixa.

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