O que é Pitch de Vendas: Passos para criar o seu + Exemplos!

Pitch de vendas é a estratégia que vendedores utilizam para persuadir o lead a tomar determinada atitude em um curto espaço...
Imagem de um jovem com pitch de vendas

De forma resumida, pitch de vendas é a estratégia que vendedores utilizam para persuadir o lead a tomar determinada atitude. 

Porém, no dia a dia, um pitch de vendas pode ir muito além. Desde a cold call com um potencial cliente, até o networking em algum evento. 

Além disso, neste artigo você vai aprender como fazer um pitch de vendas que realmente converta seus leads a clientes e quais os principais passos. 

Para te ajudar na formulação de um roteiro eficiente, também separei alguns exemplos práticos para você se inspirar. Vamos lá! 

O que é Pitch de Vendas? 

Pitch é um termo do inglês, que quando traduzido para português, significa discurso. Portanto, pitch de vendas nada mais é que o discurso utilizado pelo vendedor na hora de abordar um lead. 

Nos dias de hoje, é muito comum empresas utilizarem este modelo de abordagem para suas equipes comerciais internas.  

Porém, é necessário seguir alguns pontos para determinada estratégia demonstrar resultados. Um pitch de vendas eficiente utiliza gatilhos mentais, perguntas-chave e informações especificas para aquela abordagem constantemente. 

O pitch de Vendas é como se fosse o fio condutor da jornada do cliente. É através dele que o cliente percebe ou não a necessidade de determinado produto. 

Como fazer e quais os principais passos para criar um Pitch de Vendas 

Existe um ditado muito conhecido entre vendedores, ele diz que fatos contam, histórias vendem. Por isso, nunca comece um pitch de vendas falando exclusivamente do seu produto. 

Aponte para a necessidade do cliente e venda a solução (seu produto ou serviço) através de uma história que chame a atenção do lead. 

Para isso, existem algumas dicas e passos que podem te ajudar a tirar um pitch de vendas do papel e colocá-lo em prática, vamos lá! 

A base para criar um discurso que gere impacto imediato, interesse e identificação por parte do lead é empatia, estratégia clara e bem definida e um amplo entendimento sobre seu ICP. 

Com base nestes requisitos, você pode: 

1. Abertura da ligação 

É na abertura da ligação que você precisa passar confiança para a pessoa do outro lado da linha que você merece a atenção e o tempo dela. 

Responda perguntas do tipo: quem fala? Por que está ligando? Por que devo dar atenção? Envolva o lead na ligação e crie um desejo de necessidade para determinada dor. 

2. Faça apenas perguntas chaves 

A ideia de uma ligação para apresentar o pitch de vendas ao lead é ser curta e direta ao ponto. Por isso, faça apenas perguntas chaves que são importantes para a sua etapa de segmentação e verificação. 

Interações desnecessárias podem acabar com toda a comunicação. 

Procure perguntar ao cliente como está o momento atual da empresa, qual o maior problema que ele enfrenta hoje…  

A ideia é que você vendedor saia da ligação com todas as informações necessárias para dar continuidade na jornada e o cliente com desejo de conhecer ainda mais a solução. 

3. Mostre uma solução, não o produto 

Conecte o desafio do cliente com o que seu produto ou serviço pode entregar. Desperte o interesse do cliente gerando valor em poucas palavras. Afinal, pitch de vendas ou “pitch de elevador” deve ser uma pequena apresentação do seu negócio que poderia convencer o cliente ou investidor em poucos minutos. 

Além de despertar o interesse do contato em relação ao seu produto ou serviço, um pitch de vendas eficiente é fundamental para qualificação dos leads. 

E é nesta etapa que um bom CRM faz toda diferente. Imagine ter todas as informações dos seus leads organizadas e acessíveis em um único lugar, permitindo que sua equipe de vendas personalize o pitch para cada contato. 

Soluções inteligentes e integradas como o Big Boss CRM podem ser a virada de chave no seu processo de pré-venda.  

O cruzamento de informações comerciais gera insights valiosos para as equipes, facilitando não apenas uma qualificação mais aprofundada, mas também aprimorando os follow-ups, as cadências e as abordagens de venda em tempo real. 

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Exemplos de Pitch de Vendas 

Criar um pitch de vendas do zero é algo realmente desafiador. Por isso, separei três exemplos que podem encurtar seu processo de criação, bom proveito! 

Exemplo 1: Solucione o problema do seu lead 

Identifique logo nos primeiros minutos da ligação qual a dor do lead e como o seu produto e serviço pode se relacionar. Apresente uma solução discreta e convincentes, se possível utilize dados que validem sua ideia. 

Exemplo 2: Apresente uma demonstração 

Se possível, apresente como seu produto pode solucionar determinada dor ao vivo ou através de um vídeo. Lembre-se de destacar as características mais valiosas que tornam o seu produto ou serviço diferente da concorrência. 

Exemplo 3: Compare-se com concorrentes 

Destaque as principais vantagens que tornam a sua solução única dos concorrentes, aquilo que desperte o interesse do lead. 

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e como criar um pitch de vendas que realmente gere resultados para a sua empresa, que tal dar um passo além? 

Uma boa narrativa não apenas convence o cliente a seguir na jornada, mas também eleva sua expectativa.  

Mas isso só funciona se a organização está alinhada em um objetivo comum. Quando informações se cruzam entre diferentes áreas de determinada empresa, fica muito mais fácil entender a direção que o negócio está indo. 

Por isso, aquilo que não é medido, não pode ser controlado. O Big Boss CRM centraliza todas as informações da sua operação comercial em um único sistema e aumenta suas chances de fechar novos contratos 

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