Ser gerente comercial é muito mais do que simplesmente liderar uma equipe de vendas.
Essa função exige um conjunto de habilidades, responsabilidade e uma visão estratégica que vai além das metas mensais de faturamento.
Se você está curioso para saber o que faz exatamente um gerente comercial, quais habilidades ele precisa ter para ser eficaz e como ele pode impactar diretamente no sucesso da empresa, continue a leitura.
O que é um gerente comercial?
O gerente comercial (ou gerente de vendas) é o responsável por tudo que envolve as vendas de uma empresa. Desde liderar a equipe comercial, até o planejamento de metas estratégicas.
Esse profissional também cuida da contratação de novas pessoas para o time e monitora o desempenho da equipe.
Outro ponto importante é que o gerente comercial analisa o mercado e as tendências de consumo.
Além de estar em sintonia com outros setores, como marketing e atendimento, para garantir que todos estejam alinhados e trabalhando para o mesmo objetivo.
Leia também: Setor comercial: O que é e o que faz em uma empresa?
O que faz um gerente comercial?
As funções do gerente comercial podem variar de acordo com as prioridades da empresa… Dependendo do momento, o objetivo das demandas pode ter como objetivo expansão ou consolidação.
Mas no geral, as funções de um gerente comercial incluem a contratação de novos membros para o time interno. Seja na área de vendas, marketing ou atendimento.
Além disso, é fundamental que o gerente vá além do cargo e mantenha as equipes engajadas em suas demandas diárias.
Afinal, todos sabemos que a pressão das entregas é constante e ter alguém para confiar na equipe pode fazer toda a diferença.
Treinar e orientar os Vendedores
O gerente comercial tem que garantir que a equipe de vendas tenha tudo o que precisa para fechar negócios.
Isso significa treinar todos, desde os sêniores até os estagiários, sobre os produtos, serviços e as técnicas da empresa, como up-sell e cross-sell.
Além disso, é importante manter os treinamentos constantes. Isso ajuda a galera a se manter afiada e por dentro das novas técnicas de vendas.
O mercado muda rápido, e o time precisa estar sempre atualizado.
O gerente também precisa ter um tempo para conversar com cada vendedor, entender como estão indo e ajudar a resolver qualquer problema. Essas reuniões individuais são essenciais para dar aquele empurrãozinho na performance da equipe.
Quanto ganha um Gerente Comercial?
O salário de um gerente comercial pode variar de acordo com o porte da empresa e seu segmento. Mas, além disso, o perfil do profissional pesa bastante no salário.
Afinal, um cargo de gerente comercial não é só sobre a experiência, mas também sobre as habilidades de liderança, visão estratégica e capacidade de motivar a equipe.
Quanto mais forte for o perfil do profissional, maior a chance de alcançar salários mais altos e bônus atrativos.
Em média, segundo o Vagas.com.br, um gerente comercial ganha cerca de R$ 4.709,00 por mês. Mas se você está começando, o salário inicial pode ser em torno de R$ 3.100,00. E com o tempo e experiência, esse valor pode subir para até R$ 7.083,00.
O que é preciso para ser Gerente Comercial?
Não tem uma formação exata para ser um gerente comercial, mas o mais comum é ter uma graduação em administração ou em áreas relacionadas, como gestão comercial e marketing.
Geralmente, quem chega nesse cargo começa como vendedor e vai subindo aos poucos. A experiência prática vai fazendo a diferença nesse crescimento.
Além da formação, existem outras habilidades… O gerente precisa ter boa capacidade de gestão e organização, saber negociar e ter um conhecimento sólido do setor.
Outras competências importantes incluem boa percepção analítica, atenção aos detalhes e a capacidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo.
E claro, a comunicação excelente para garantir que todos estejam alinhados e focados nos resultados.
Outras habilidades necessárias para uma boa gestão
Como foi comentado anteriormente, este cargo vai muito além de coordenar a equipe de vendas, é preciso treinar e desenvolver cada membro do time para garantir que todos sejam capazes de vender.
Além de liderar, o gerente é o exemplo para todos da equipe, suas ações inspiram e motivam a equipe, sejam elas positivas ou negativas.
A estratégia por traz de cada passo é essencial para alcançar os resultados. O gerente precisa criar um planejamento de vendas solido, definir metas e encontrar soluções com seu time para os obstáculos que forem surgindo.
As pequenas vitórias no dia a dia que fazem grandes mudanças e provam uma boa liderança!
Além disso, de nada adianta um bom planejamento e metas definidas sem uma comunicação transparente.
Todos os membros da equipe precisam estar alinhados, e isso só é possível com uma comunicação direta e transparente por parte do gestor.
É essencial que o gerente comercial mantenha seu time informado sobre as tendências do mercado e movimentações internas.
Por fim, além de um chefe, o gerente deve seu um líder. A empatia é fundamental para qualquer cargo de liderança e principalmente no de gerente comercial.
Quando um vendedor está passando por dificuldades, o gerente precisa ouvir e oferecer apoio. Isso cria um ambiente de trabalho mais colaborativo e de confiança.
Conclusão
Agora que você já sabe o papel de um gerente comercial em uma companhia, é fundamental entender que existem meios que facilitam a tomada de decisão em cargos elevados.
Afinal, de nada adianta, ter uma equipe bem treinada e eficiente, sem as ferramentas certas.
E quando falamos da área comercial de uma empresa, ter um sistema CRM completo é fundamental.
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