Se você trabalha na área comercial, sabe que cada minuto conta e que uma boa gestão de vendas faz a diferença na hora de se destacar da concorrência.
O dia a dia de um vendedor não para, são tantas ligações, reuniões, emails, envio de propostas, follow ups… Que todo lead pode ser a oportunidade que faltava para o fechamento das metas no final do mês!
E para gerenciar tudo isso, é preciso de muita organização e uma gestão eficiente focada nos objetivos de curto, médio e longo prazo.
Neste artigo, você vai entender como uma gestão de vendas impacta os resultados comerciais e de toda a empresa. Além de algumas dicas para aplicar no dia a dia da sua operação.
O que é gestão de vendas
De forma simples e direta, a gestão de vendas está relacionada com a maneira que o time comercial é conduzido para atingir metas e objetivos em comum.
O objetivo do gestor ou gestores é fornecer instruções claras e objetivas para o time de vendas conduzir suas atividades em determinado período.
Porém, gestão de vendas pode incluir outros setores além do comercial, equipes de marketing, financeiro e logística também podem participar da operação em determinadas etapas.
Uma boa gestão de vendas, alinhada com uma equipe motivada e compromissada pode ser o diferencial completivo de muitas empresas.
Afinal, grande parte das responsabilidades de um negócio envolvem o dinheiro captado pelas vendas para pagar funcionários, fornecedores, comprar materiais e tantas outras…
E para concluir todos estes objetivos e acumular lucros, é necessária uma boa gestão de vendas por trás da equipe comercial.
Leia também:
- O que é Pitch de Vendas: Passos para criar o seu + Exemplos!
- 10 erros comuns de rejeição na nota fiscal
- Insights: Definição, como identificar e facilitar a decisões
Qual o impacto de uma boa gestão de vendas na empresa?
Este gerenciamento começa muito antes da ligação de primeiro contato com o lead. É na contratação dos profissionais que a empresa deve buscar por um perfil conforme a cultura e objetivos do negócio.
Aqui vai um detalhe super importe que muitos gestores ignoram. É muito melhor para você gestor e para os colaboradores quando se tem liberdade para trabalhar e tomar decisões em projetos de forma aberta.
Além disso, evite repassar tarefas com um passo a passo rígido. Dê aos seus colaboradores a liberdade para encontrar, em conjunto, a melhor solução.
Porém, para isso é necessário ter uma equipe preparada, responsável e alinhada com os objetivos em comum do negócio.
Delegar atividades e dar liberdade para que os colaboradores desenvolvam suas próprias soluções para projetos é uma prática comum nas maiores empresas do mundo. Por que não experimentar isso na sua?
Como a tecnologia pode facilitar a gestão de vendas?
Um dos papéis mais importantes de um gestor de vendas é fornecer soluções que aumentem a produtividade da equipe e elimine erros.
Além disso, o gestor também é responsável pelo monitoramento constante dos processos de vendas e garantir o bom desempenho dos vendedores.
Pensando em equipes comerciais, sistemas de CRM podem contribuir não apenas para todas as áreas de vendas, mas também em outros setores da empresa.
O Big Boss CRM, oferece a possibilidade de gerenciar múltiplos funis de venda e marketing, criação e envio de propostas comerciais padronizadas e customizáveis em poucos cliques. Além de contar com o módulo de SDR, geração de lista, contratos…
Clicando na imagem abaixo você pode testar o Big Boss CRM por 7 dias e comprovar a usabilidade na sua operação comercial, garanto que vai gostar!
Dicas para aplicar no dia a dia
Agora que você já sabe da importância de uma boa gestão e quais os impactos, é preciso seguir alguns passos simples, porém muito importantes, para uma boa gestão de vendas.
Antes de qualquer coisa, faça uma avaliação da empresa e do setor comercial. É através dos dados que você terá uma ideia de qual caminho a empresa está seguindo.
Além disso, faça um estudo de mercado e veja para onde os concorrentes diretos e indiretos ao seu negócio estão caminhando e reflita o porquê tomaram aquela decisão.
Apenas estás duas tarefas fornecerão muitas informações relevantes para a estruturação de um planejamento de vendas alinhado com demais setores.
Lembre-se de envolver todos os vendedores e colabores relacionado na criação do planejamento.
Por fim, após ter um bom planejamento em mão, estabeleça metas realistas que desafiem a equipe a buscar o melhor para o crescimento da empresa.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é gestão de vendas, o que achou das dicas apresentadas?
Por mais óbvias que algumas coisas possam parecer, é justamente isso que muitas vezes ignoramos no dia a dia da operação.
O básico bem-feito, a longo prazo, sempre traz os melhores resultados.
Lembre-se, uma equipe preparada e motivada, sob a gestão de um bom líder, que permite o debate e implementação de novas ideias pode ser a virada de chave dos resultados da sua empresa!