Customer Relationship Management: O Que é porque utilizar CRM

Customer relationship management significa gestão de relacionamento com o cliente e é popularmente conhecida como CRM!
Imagem ilustrativa Customer Relationship Management CRM

Customer Relationship Management significa Gestão de Relacionamento com o Cliente e é popularmente conhecida pela sigla CRM.

Na maioria das vezes é um sistema que auxilia equipe de vendas e marketing para otimizar a geração de resultados através de um maior gerenciamento.

Mas, você sabe o que é Customer Relationship Management (CRM)?

Segundo a Hubspot, cerca de 22% dos vendedores não sabem o que é um CRM. Isso significa que muitas empresas estão perdendo a oportunidade de aumentar seus lucros por falta de conhecimento.

Logo abaixo, vou te explicar tudo sobre Customer Relationship Management (CRM) e como ele é importante para sua empresa, vamos lá!

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Big Boss CRM

O que é um sistema Customer Relationship Management (CRM)

De forma resumida e prática, um sistema de CRM é responsável pelo gerenciamento da relação entre consumidor e empresa.

Imagine o sistema de CRM como um grande armazém, só que online, que guarda todos os dados da jornada do seu cliente. Entre essas informações estão: nome, telefone, endereço, preferências, últimos contatos…

Porém, a verdade que um sistema deste porte vai muito além do que apenas uma lista de contatos. O software é a chave para facilitar a gestão e tomada de decisões estratégicas por pequenas, médias e grandes empresas.

Permitindo identificar padrões de comportamento, segmentar públicos, antecipar demandas, otimizar a rentabilidade…

Por que empresas precisam?

Na grande maioria das vezes, empresas buscam um sistema Customer Relationship Management (CRM) para fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Além disso, também é possível contratar um software de CRM para fidelizar clientes e consumidores por meio da automatização de processos e serviços. Isso inclui desde o envio de avisos para follow-ups até o disparo automático de e-mails.

Lembre-se que um dos seus objetivos deve ser despertar o desejo de satisfação do cliente ao contratar seus serviços ou comprar algum produto. É através disso que ele poderá se tornar um cliente fiel.

Como funciona um software Customer Relationship Management

Um sistema de CRM eficiente tem como principal objetivo auxiliar equipes de vendas a fechar mais contratos e para as equipes de marketing, otimizar campanhas com base em segmentação e antecipação de demanda.

Em relação ao time de vendas, é possível otimizar o tempo de um vendedor reduzindo tarefas manuais e repetitivas com a implementação de um sistema de CRM. O que ajuda a equipe a dar atenção a todas as etapas do processo de vendas.

Já para a equipe de marketing, o CRM é uma forma de controlar a jornada do cliente e garantir que cada etapa do funil seja cumprida com excelência. Além de possibilitar a segmentação de conteúdos como e-mail marketing, campanhas, follow-ups, promoções…

Com apenas essas informações, já é possível compreender a importância de um bom sistema de CRM, tanto para empresas B2B ou B2C.

Além disso, um sistema Customer Relationship Management é composto por um grande leque de funcionalidades, incluindo:

Redução de tarefas manuais: As tarefas repetitivas podem ser automatizadas e deixadas por conta do sistema.

Capacidade de expansão: Diferente das planilhas, quanto mais dados no CRM, mais fácil é acompanhar o seu cliente e seus negócios.

Geração de feedbacks: Analisa as informações dos clientes para identificar potencialidades e gerar insights.

Centralização de dados: Todo mundo da equipe de vendas, marketing e outros setores podem acessar as informações.

Gestão de clientes: Dá pra rastrear qualquer informação sobre os consumidores de maneira bem fácil.

Funcionalidades Big Boss CRM

Quais os tipos de sistemas de CRM?

Agora que você já sabe o que é um sistema Customer Relationship Management e pra que serve, é importante conhecer quais os diferentes tipos disponíveis.

  1. CRM analítico: tem como objetivo principal apresentar dados e KPIs de vendedores e vendas no geral para otimizar resultado.
  2. CRM operacional: centraliza a operação em torno de atividades diárias por parte dos vendedores e ao atendimento ao cliente (SAC)
  3. CRM colaborativo: processa dados operacionais e analíticos de forma integrada, otimizando a gestão do negócio.
  4. CRM estratégico: com todas as informações anteriores, é um CRM completo que permite a adoção de estratégias mais agressivas e assertivas.

Como Customer Relationship Management otimiza diferentes tipos de vendas?

Sistemas de CRM evoluíram muito nos últimos anos, oferecendo inumes possibilidades para vendas, marketing e relacionamento com o consumidor.

Porém, em negócios B2B CRMs de vendas performam de forma mais rápida e precisa, potencializando relações comerciais em diferentes tipos de vendas.

Atualmente, existem cinco modalidades de vendas nas empresas, entre elas: venda direta, consultiva, corporativa, casada e consignada. Vamos ver cada uma de forma detalhada logo abaixo.

Venda direta

Neste modelo de venda, o produto ou serviço é vendido diretamente ao consumidor, sem a necessidade de um intermediador.

Venda consultiva

Geralmente utilizada em cenários B2B, o vendedor assume o papel de consultor durante o processo de venda. A ideia é ajudar o cliente a entender o produto ou serviço para atender determinada necessidade.

Venda corporativa

Como o próprio nome já consta, é uma vende entre empresas (B2B). Por conta disto, durante toda a jornada de venda, usa-se uma abordagem distinta ao modelo tradicional.

Venda casada

Agrega mais produtos ou serviços em determinada ocasião para complementar as soluções adquiridas pelo cliente.

Venda consignada

Por fim, mas não menos importante, a venda consignada consiste em uma empresa terceirizar a comercialização dos produtos ou serviços oferecidos.

Principais soluções de Customer Relationship Management

Hoje, existem inúmeras soluções de sistemas de CRM no mercado. Desde as mais simples e básicas até as mais complexas que centralizam toda a sua operação comercial em um único software! Listei algumas delas aqui:

1. Big Boss CRM

Uma das soluções mais completas do mercado, que possibilita mapear toda a jornada do cliente, passo a passo em um único sistema. O Big Boss CRM une nativamente pré-venda, venda e pós-venda.

Entre suas funcionalidades, estão a possibilidade de gerenciar múltiplos funis de venda, marketing e serviços, além de visualizar todo o histórico do cliente e negócio. Automatizar a geração de propostas comerciais com assinatura eletrônica também estão entre as principais funções do sistema.

Imagine poder contar com um módulo exclusivo para prospecção outbound para seu time de SDRs? Gerar listas de leads de forma automática e atribuí-las a sua equipe em poucos cliques? Tudo isso e muito mais este incluso no Big Boss CRM.

2. Agendor

O Agendor é uma solução que disponibiliza o uso offline nos apps mobiles, além de permitir integração com sistemas ERP. De forma geral, é um ótimo custo beneficio para quem busca algo mais simples e direto ao ponto.

3. Snov.io

A Snov.io permite a criação de múltiplos funis de vendas personalizadas com forme a necessidade do negócio. Além de oferecer um visual simples e multifuncional.

4. Salesforce

Utilizado por grandes empresas estrangeiras, porém, o custo de implementação e mensalidade são elevados e não compensam para pequenas e médias empresas.

5. RD Station CRM

Por último, o RD Station CRM possibilita automatizar processos comerciais e tarefas. Além de registrar todo o histórico com o cliente. O grande diferencial aqui é poder enviar mensagens via WhatsApp diretamente do sistema.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é e por que é tão importante contratar uma solução Customer Relationship Management (CRM), vem a pergunta de como escolher o sistema ideal para sua empresa.

Primeiramente, realize uma boa pesquisa de todas as soluções disponíveis. Mapeia cada função e veja a relação custo x beneficio oferecida.

Busque por uma solução completa e evite contratar inúmeros sistemas. Além disso, poder visualizar todo o histórico do cliente e negócio, automatizar o envio de propostas comerciais e contratos são pontos-chave para a decisão.

Por fim, não deixe de realizar o teste grátis oferecido pelas empresas, nada é melhor do que o bom e velho teste!

O Big Boss CRM foi desenvolvido a partir de ideias de vendedores para vendedores brasileiros, especialmente para vendas consultivas B2B. Clicando aqui você pode realizar o teste gratuito de 7 dias!

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